Leite soja

Propriedades naturais de leite de soja


Leite de soja

Leite de soja


Leite-soja
Leite de soja
O leite de soja é feito a partir de grãos de soja triturados em água. O leite de soja pode ser realizado em casa com utensílios de cozinha ou com um aparelho específico para o efeito.
O leite de soja é a principal alternativa ao leite de vaca por não possuir colesterol devido ao factor de ser de proveniência vegetal, nem possuir lactose (açúcar natural do leite).
Tal como existe o queijo proveniente do leite animal existe também o tofu de proveniência da soja.

Melhor alternativa ao leite de vaca


O leite de soja é a melhor alternativa ao leite animal como é o caso do leite de vaca, este factor é importante para pessoas com intolerância à lactose. O leite de soja comparado com o leite meio gordo possui mais gorduras, no entanto, a gordura vegetal da soja não favorece o mau colesterol no sangue, na verdade é um auxilio para o bom funcionamento o organismo.
O consumo de leite de soja por mulheres revela segundo um estudo, uma menos frequência e intensidade de afrontamentos, com a osteoporose e doenças cardiovasculares relacionadas menopausa.


Proteínas do leite de soja


A soja apresenta cerca de 40% de proteínas vegetais, é o alimento vegetal mais rico nesta substancia, importante para a regeneração da pele e outros tecidos. A concentração de proteínas na soja é de elevado valor biológico, simétrica a carnes, ovos e leite. Devido a esta característica, a soja é essencial para uma alimentação vegetariana por substituir na íntegra a necessidade física de proteínas de proveniência animal.

O colesterol trás benéficos para:

O coração, a ingestão regular de leite de soja diariamente reduz o mau colesterol no sangue.
Previne o cancro, pois possui capacidades anti-cancerígenas. Relevante para cancro da mama e da prostata.
Alivia o surgimento da menopausa e desconfortos climáticos
Contra a osteoporose, o fitoestrogénio genisteína favorece a fixação do cálcio na estrutura óssea. Excelente alimento para a 3ª idade (mais afectada pela doença).
As fibras da soja actuam como regulador de níveis de glicose, importante para diabéticos.
A soja possui uma hormona vegetal a isolavona tornando as artérias mais flexíveis reduzindo índices de arteriosclerose.



Em suma:
deve recorrer ao leite de soja se possuir intolerância à lactose, se de deseja exercer uma alimentação vegetariana, se possuir alergia a produtos de origem animal e ainda se deseja simplesmente recorrer a uma alternativa mais saudável ao leite processado (de pacote).

1 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite a todos os consultantes.

Falando de soja e seus derivados´,só tenho a dizer que foi para mim o que de melhor apareceu para as maleitas de que padecia.Regulação intestinal conjuntamente com linhaça moida,é excelente.Dores abdominais resultante da lactose com diarreias imprevisíveis,o leite de soja é óptimo.A própria soja cozinhada dá uma boa feijoada,moida na sopa é optima.É tudo uma questão de hábito. Comecei a cultivar esta planta faz uns anos.Dá bom rendimento,pouco trabalho no seu cultivo.Dá gosto ver as plantas em plena produção.Penso que quem sofre de depressão esta leguminosa opera milagres.Basta fazer uma alimentação à base deste produto.
Experimentem e vejam que vão sentir bem estar.
Continuação de uma boa saúde e até sempre.
Luís Filipe