Consolda

Consolda


Consolda


Consolda - Esta planta de origem da Grã-Bretanha e da Rússia é uma planta da família da borracha, que normalmente delimita os caminhos, é muito utilizada nos primeiros socorros.


Consolda-Maior (Raíz) 

Esta planta já é cultivada à 400 anos A.C. Esta planta têm muitos poderes curativos, essencialmente nos ossos, cartilagens e tecidos, tem sido utilizada ao longo dos tempos pelos gregos e romanos.
Esta planta tem poder curativo graças ao composto de que possui chamado alantoína, estimulando o desenvolvimento das células e reforça também os ligamentos e sua coesão aos ossos. Uma vez que a aloína é facilmente absorvida pela pele o que a torna eficaz para ser utilizada nos trópicos. Apesar de ser eficaz no tratamento de problemas de pele, convém ter em conta que não deve ser utilizada internamente ou em feridas abertas.
Esta planta é eficaz na psoríase, eczema, varizes, bem como muitos outros.
Esta planta tem grande capacidade para reduzir o inchaço e ajuda na cura de lesões, incluindo mesmo fracturas dos ossos, entorses e hematomas, uma vez que consegue separar os glóbulos vermelhos. Trata das cicatrizes.
Esta planta não convém ser utilizada internamente pois pensa-se que poderá ser prejudicial e tóxico para o fígado.
A consolda é um anti-inflamatório, é benéfica para a pele e benéfica para a digestão.
Parte utilizada: folhas e raiz

Receita:
“unguento de consolda para hematomas
200g (1/3 de chávena)de vaselina ou de cera parafínica
30g(1/2 chávena)de folha de consolda aos bocados
1 pano de musselina

Coloque num tacho água até ferver, depois reduza o lume. Coloque a vaselina ou cera dentro de uma tigela de vidro resistente ao calor e mantenha-a sobre a água a ferver. Junte as folhas de consolda À vaselina ou cera e deixe estar em lume brando durante 1 hora. Retire a malga do vapor, passe o conteúdo através da musselina para dento de um copo e deixe arrefecer. Utilize tantas vezes quantas as necessárias.

Comentários

Mensagens populares