Propriedades naturais do alho

Alho

Propriedades curativas do alho


Propriedades naturais do alho


Propriedades curativas do alho - Esta planta de nome ciêntifico allium sativum é muito utilizado como tempero na cozinha, mas pode ser usado também para fins medicinais.
O alho tendo vários compostos de enxofre proporciona a utilização das suas propriedades benéficas para a saúde.
O alho deve ser ingerido cru, uma vez que cozinhado inibe a formação de alicina (di-propenyl tiosulfinato), responsável pela maioria das propriedades farmacológicas da planta. Este liquido, só é libertado quando o alho é mastigado ou cortado.

Se alguém não puder ingerir alho, pode apenas fazer inalações, pois o seu cheiro forte desinfecta o aparelho respiratório e sangue.

Já os egípcios usavam o alho como remédio, para curar desde a lepra às hemorróidas.

Benefícios do Alho:

O alho tem propriedades anti-microbianas, mostrou ser capaz de inibir o crescimento de 14 espécies de bactérias, que são bactérias potencialmente maléficas à saúde. Elimina vermes, elimina bactérias do intestino e funciona como calmante intestinal.

É benéfica para o coração, diminui o nível de triglicéridos e de homocisteina( em excesso no sangue, provoca o desenvolvimento de doenças cardíacas), diminui o mau colesterol, impedindo a acumulação de placa nas artérias coronárias. Aumenta o bom colesterol (HDL).Previne a aterosclerose. Reduz riscos de enfarte. Abaixa a tensão arterial.

Activa a circulação sanguínea, é auxiliar na prevenção de eventuais tromboses em vasos arteriais importantes, que irrigam coração, pulmão e cérebro.
Uma vez que melhora a circulação, também é eficaz para uma pele luminosa, tonificada, aumentando a elasticidade, ficando assim com uma pele saudável e bonita.

"O alho aumenta o apetite, e combate as fermentações pútridas do intestino".

Esta planta resulta também em dores de garganta e amigdalites.

Aumenta a longevidade e melhora a qualidade de vida, activa o sistema imunológico e aumenta a resistência.
Os médicos aconselham a ingerir um dente de alho, três vezes ao dia, essencialmente pessoas hipertensas, diabéticas, obesas e que costumam exceder-se no tabaco e álcool, prevenindo assim o risco de enfarte.

Modo de Utilização do Alho:

Para a garganta: coloca a ferver água, coloca no recipiente dois dentes de alho e inala a vaporização.

Para o colesterol/coração: Faz um chá com um dente de alho. E bebe a água.

Para a gripe: coloque 4 dentes de alho partidos num copo de água durante 12 horas. Tome o preparado durante 3 dias.

Comentários

Mensagens populares